Conjuntivite

Os sintomas de conjuntivite, como vermelhidão, coceira, inchaço ou sensação de areia nos olhos, surgem quando ocorre uma inflamação nos olhos devido a infecção por vírus, bactéria ou fungo, o que provoca uma irritação nos olhos, afetando a conjuntiva que é uma película fina e transparente que recobre o globo ocular.

Além disso, os sintomas da conjuntivite também podem surgir devido a alergias, causada pela sensibilidade a várias substâncias, produtos ou objetos, como maquiagem, pólen, poeira, lentes de contato ou colírios, por exemplo. Este tipo de conjuntivite, chamada de conjuntivite alérgica, é mais comum de surgir na primavera, devido a presença de mais pólen ou poeira no ar.

No caso de surgimento de sintomas de conjuntivite, é importante consultar o oftalmologista, para que seja diagnosticado, identificada a causa, e assim, indicado o tratamento mais adequado.

Pessoa com o olho vermelho por causa da conjuntivite

Sintomas de conjuntivite

Os principais sintomas de conjuntivite são:

1. Vermelhidão no olho afetado;

2. Produção excessiva de lágrimas;

3. Inchaço na pálpebra;

4. Coceira intensa;

5. Aumento da sensibilidade à luz;

6. Presença de secreção espessa e amarelada;

7. Dor no olho;

8. Dificuldade para abrir o olho afetado;

9. Sensação de areia no olho;

10. Dificuldade para enxergar ou visão embaçada;

11. Espirros, coriza ou sensação de nariz entupido.

Esses sintomas podem variar de acordo com a causa da conjuntivite, que pode surgir devido a infecção por vírus, bactérias ou fungos, ou ainda por alergias.

Por isso, é importante consultar o oftalmologista, sempre que surgirem sintomas de conjuntivite para que seja identificada a causa e indicado o tratamento mais adequado.

O que fazer em caso de conjuntivite

Sempre que surgem sintomas da conjuntivite é importante consultar um oftalmologista, no caso do adulto, ou um pediatra, no caso dos bebês e crianças, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O tratamento da conjuntivite normalmente é feito com o uso de colírios para lubrificar ou pomadas anti-inflamatórias e antibióticas, que devem ser aplicadas diretamente no olho para aliviar os sintomas e combater a infecção, caso exista. Porém, também pode ser necessário tomar comprimidos anti-histamínicos, especialmente no caso da conjuntivite alérgica.

Sintomas de conjuntivite no bebê

A conjuntivite é uma infecção bastante comum nos bebês, devido ao seu sistema imune mais imaturo. Nestes casos, os sintomas são semelhantes ao do adulto e variam da mesma forma, no entanto, também pode surgir irritabilidade excessiva, diminuição do apetite e febre baixa, em alguns casos.

No bebê, é mais frequente que a conjuntivite surja em ambos os olhos, especialmente quando é provocada por vírus ou bactérias, pois as crianças normalmente passam a mão no olho que está coçando e depois tocam no outro, transmitindo a infecção de um olho para o outro.

Diferença entre conjuntivite
bacteriana, viral e alérgica

Os casos de conjuntivite bacteriana geralmente causam uma grande quantidade de remela e podem facilmente apresentar sintomas nos dois olhos. Este tipo de conjuntivite normalmente precisa ser tratado com antibióticos, na forma de colírios, pomadas ou xaropes.
Além disso, é muito importante manter sempre os olhos bem limpos e livres de remelas, já que esse tipo de substância facilita o desenvolvimento das bactérias, podendo atrasar a recuperação.

A conjuntivite bacteriana pode causar complicações como meningite ou pneumonia, e por isso é importante seguir todo o conselho do médico para evitar estas complicações, garantindo a saúde do bebê.

Nestes casos pode ser indicada apenas a limpeza dos olhos com gazes individuais umedecidas em água filtrada, água mineral ou soro fisiológico, pois este tipo de conjuntivite geralmente tende a desaparecer naturalmente em cerca de 1 semana, sem precisar de remédios.

Alguns colírios, especialmente os hidratantes, também pode ser indicados pelo médico, mas principalmente para diminuir o desconforto.

Uma vez que a conjuntivite alérgica é causada por uma reação de alergia a algum produto ou substância, normalmente o tratamento é feito com o uso de remédios que diminuem a resposta dos sistema imune, aliviando os sintomas.

Outros cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento da conjuntivite infantil, além dos remédios também é importante adotar alguns cuidados como manter os olhos do bebê sempre bem limpos, utilizando lenços de papel descartáveis e sempre um novo para cada olho.

Outros cuidados incluem:

• Não levar o bebê para a creche ou para a escola enquanto os sintomas durarem;

• Lavar o rosto e as mãos do bebê várias vezes ao dia;

• Evitar abraçar e beijar o bebê durante a infecção;

• Trocar a fronha do travesseiro e a toalha do bebê diariamente.

​​Estes cuidados são muito importantes porque evitam o contágio da conjuntivite de um olho para o outro do bebê e do bebê para outras pessoas.

Não é recomendado pingar gotas do leite materno diretamente nos olhos do bebê com conjuntivite porque não existe comprovação de sua atuação no tratamento desse tipo de infecções. Além disso, a água boricada também é totalmente contraindicada devido ao risco de intoxicação pelo ácido bórico.