Centro de Saúde Clínica Já

Psiquiatra

Qualidade que você merece e pode pagar.

QUANDO PROCURAR

As causas mais comuns que levam os pacientes a procurarem um psiquiatra são: dependência química, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), bipolaridade, depressão, crises de pânico e ansiedade. 

TRATAMENTOS

O psiquiatra é o médico que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento dos sofrimentos mentais de cunho orgânico ou funcional, como depressão, transtorno bipolar e de ansiedade.

EXAMES

Para complemento da consulta, o médico poderá pedir alguns exames, como exames de sangue e de imagem (para diagnóstico diferencial com outras doenças não psiquiátricas).

Tratamentos

O psiquiatra é um especialista da área médica que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos psíquicos, sejam elas de cunho orgânico ou funcional – muitas vezes, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, os transtornos de ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, o TOC e tantos outros.

Saiba mais...

Leia também

Dúvidas Frequentes

A psiquiatria tem intuito de proporcionar a melhor qualidade de vida ao paciente, resolvendo problemas graves ou conflitos presentes no dia-a-dia. Sendo assim, muitas pessoas podem se beneficiar desta prática.

Os transtornos mentais são descritos por suas características psicopatológicas, sendo esse um ramo descritivo destes fenômenos. Enquanto algumas dessas características têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que causam importante impacto na qualidade de vida do paciente. Alguns pacientes podem necessitar deste acompanhamento a curto prazo, longo prazo ou até mesmo por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

A meta principal é o alívio do sofrimento emocional e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, sob perspectivas biológicas, psicológicas, de ordem cultural, entre outras. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado por meio de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.

A princípio é realizada uma entrevista de modo a avaliar a condição mental do paciente, muito importante para estabelecer o quadro emocional do paciente, bem como, a capacidade de entender o mundo que o cerca. Um exame físico também feito, com o intuito de investigar comprometimentos orgânicos e, por vezes, possíveis comportamentos de automutilação.

A avaliação psiquiátrica e posterior diagnóstico é um processo que envolve o exame do estado mental e o histórico clínico do paciente. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como, exames físicos e laboratoriais. Para uso dos testes devem ser procurados os psiquiatras autorizados para aplicá-los. Os procedimentos para diagnóstico são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia.

Se você acredita ter alguma dificuldade emocional, alteração de comportamento, insônia ou outras dificuldades de ordem psíquica, antes de realizar a consulta com um psiquiatra anote seus sintomas e os medicamentos em uso. No dia da consulta, leve também seus registros de saúde física ou mental e os remédios que já usou anteriormente (se for o caso).
Quanto mais informações você fornecer ao psiquiatra, melhor será sua avaliação e mais ele poderá lhe ajudar.
Aproveite sua primeira consulta para tirar dúvidas com relação ao diagnóstico e aos tratamentos oferecidos, para que não restem confusões antes de começar as visitas periódicas.
Com todas essas informações, se algum dia um profissional da saúde lhe aconselhar a procurar um psiquiatra, não precisa se desesperar. Será somente mais um profissional capaz de te ajudar a ter uma vida mais saudável, física e mentalmente.

Siga-nos nas redes sociais

Entre em Contato