Os sintomas de conjuntivite, como vermelhidão, coceira, inchaço ou sensação de areia nos olhos, surgem quando ocorre uma inflamação nos olhos devido a infecção por vírus, bactéria ou fungo, o que provoca uma irritação nos olhos, afetando a conjuntiva que é uma película fina e transparente que recobre o globo ocular.
Além disso, os sintomas da conjuntivite também podem surgir devido a alergias, causada pela sensibilidade a várias substâncias, produtos ou objetos, como maquiagem, pólen, poeira, lentes de contato ou colírios, por exemplo. Este tipo de conjuntivite, chamada de conjuntivite alérgica, é mais comum de surgir na primavera, devido a presença de mais pólen ou poeira no ar.
No caso de surgimento de sintomas de conjuntivite, é importante consultar o oftalmologista, para que seja diagnosticado, identificada a causa, e assim, indicado o tratamento mais adequado.
Os casos de conjuntivite bacteriana geralmente causam uma grande quantidade de remela e podem facilmente apresentar sintomas nos dois olhos. Este tipo de conjuntivite normalmente precisa ser tratado com antibióticos, na forma de colírios, pomadas ou xaropes.
Além disso, é muito importante manter sempre os olhos bem limpos e livres de remelas, já que esse tipo de substância facilita o desenvolvimento das bactérias, podendo atrasar a recuperação.
A conjuntivite bacteriana pode causar complicações como meningite ou pneumonia, e por isso é importante seguir todo o conselho do médico para evitar estas complicações, garantindo a saúde do bebê.
Nestes casos pode ser indicada apenas a limpeza dos olhos com gazes individuais umedecidas em água filtrada, água mineral ou soro fisiológico, pois este tipo de conjuntivite geralmente tende a desaparecer naturalmente em cerca de 1 semana, sem precisar de remédios.
Alguns colírios, especialmente os hidratantes, também pode ser indicados pelo médico, mas principalmente para diminuir o desconforto.
Siga-nos nas redes sociais