Queda de cabelos

Homem calvo com a mão na cabeça

A queda de cabelos é uma das 5 causas mais frequentes de consulta ao dermatologista. Ela ocorre em qualquer idade, e pode ter diversas causas. Por ser tão frequente e por causar importante de desconforto, é também alvo frequente de dúvidas, propostas de tratamentos milagrosos e informações equivocadas.

Dicas e informações importantes:

✔️ Cirurgias, uso de medicamentos, estresse emocional, alterações hormonais e tendência genética são algumas das principais causas de queda de cabelos.

✔️ Avaliação médica e, em alguns casos, exames complementares, são a melhor forma de determinar a causa mais provável e o tratamento adequado.

✔️ Nunca tome medicamentos sem orientação médica. Mesmo os complexos vitamínico- minerais, tão propagandeados atualmente, podem causar efeitos colaterais. Além disso, não são a solução para todos os casos.

✔️ Químicas em geral (tinturas, progressivas, alisamentos) causam enfraquecimento dos fios, levando a quebra dos mesmos. O ideal é evitá-las ou, pelo menos, aumentar ao máximo o intervalo entre as aplicações.

✔️ Lavar os cabelos não leva a queda dos fios. Cerca de 100 fios caem normalmente todos os dias e se soltam, principalmente, durante a lavagem, levando a ideia equivocada de que ela seria a causa da queda.

A calvície feminina (ou alopecia androgênica) acomete 1 em cada 4 mulheres acima de 50 anos. Causada por uma diminuição do tamanho dos folículos capilares e, consequentemente dos cabelos, e manifesta-se clinicamente pelo menor volume capilar na região do topo da cabeça. Apesar de não ter cura, existem diversos tratamentos para o controle da queda e recuperação do volume dos cabelos. E, em casos mais avançados, em que a resposta aos tratamentos é mais difícil, existem ainda recursos cosméticos para melhora estética.

Os problemas relacionados aos cabelos também são tratados pela dermatologia!