Obesidade X emagrecimento saudável

Sequência de fotos do processo de emagrecimento

A obesidade ganhou status de epidemia em diversos países e no Brasil também vem apresentando um importante problema de saúde na população.

O ganho excessivo de peso pode ser consequência ou estar associado à transtornos como ansiedade, compulsividade, fatores genéticos ou metabólicos, doenças endócrinas, fatores ambientais associados a hábitos alimentares inadequados.

Os hábitos alimentares adquiridos principalmente na infância e condicionam, em grande parte, o excesso de peso e a obesidade. Além disso, são frequentes as justificativas de rotinas que impedem o seguimento de um regime alimentar correto. Agendas de trabalho e falta de tempo fazem com que as pessoas sejam obrigadas a comer fora de casa assumindo um baixo padrão alimentar interferindo diretamente na qualidade de vida de uma pessoa.

Além disto o sobrepeso pode interferir muito no prognóstico de outras doenças, como por exemplo diabetes e hipertensão. E todas devem ser consideradas quando se fala em dieta e emagrecimento saudável. Merecendo atenção especial e atendimento especializado.

Com o objetivo de proporcionar atendimento seguro e eficaz para pacientes que buscam emagrecer, ou que desejam alcançar o peso ideal, é importante contar com uma equipe multiprofissional qualificada. Para apoiar as pessoas que encaram de frente o desfio do emagrecimento saudável, a Clínica Já reuniu uma equipe completa com profissionais qualificados, para atendimento com este foco desde as intervenções ambulatoriais até mesmo às intervenções cirúrgicas, se indicadas.

A partir de uma avaliação médica inicial o paciente pode ser direcionado, para avaliação e diagnóstico, elaboração de um plano de tratamento, acompanhamento, reeducação alimentar, tudo com objetivo de fomentar o estilo de vida saudável, tratar transtornos psiquiátricos e psicológicos que estiverem associados ao ganho de peso, disponibilizar a equipe e ao paciente exames laboratoriais para acompanhamento sistemático e manutenção dos índices como colesterol, triglicérides, glicemias e demais marcadores que permitem acompanhar o metabolismo e saúde do paciente associada às comorbidades presentes associadas ao sobrepeso, realizar avaliação de risco cirúrgico e pré-operatórios se indicado intervenções da equipe de cirurgias gástrica ou plástica.