Diversas doenças estão relacionadas com os hábitos alimentares de uma pessoa. Maus hábitos alimentares que passam despercebidas com o agito do dia-a-dia comprometem a saúde e a qualidade de vida de uma pessoa causando doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto, desnutrição, anemia e além de transtornos gastrointestinais, tantas outras doenças. Muitas vezes as pessoas tendem a se alimentar de uma forma não saudável devido à falta de tempo para planejar e preparar uma refeição adequadamente ou por não ter informação correta sobre os hábitos necessários para uma nutrição adequada.
A reeducação alimentar é ferramenta fundamental para o desenvolvimento de hábitos alimentares benéficos que proporcionam estilo de vida saudável. Um fator transformador na rotina do ato de comer, capaz de melhorar a qualidade de vida, é a análise de ingestão de nutrientes. Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, e cada organismo funciona de forma individualizada na absorção destes nutrientes. Um plano alimentar adequado personalizado pode beneficiar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
A Nutrição é uma ciência da área da saúde e biológicas que forma profissionais capacitados para promover saúde à população. O acompanhamento de um profissional capacitado no desenvolvimento da educação alimentar de cada pessoa é fundamental para obter resultados quer seja na perda ou ganho de peso, manutenção da glicemia para controle de diabetes, redução dos níveis de colesterol, prevenção de infartos e outras doenças cardiovasculares, funcionalidade do trato gastrointestinal na prevenção de doenças gástricas, adjuvante a outros tratamentos.
O nutricionista é o profissional capacitado a planejar sua rotina alimentar. Este profissional poderá oferecer uma dieta individualizada, rica e variada de acordo com seus objetivos, buscando saúde e bem-estar.