Não! Talvez o câncer de mama seja o problema que chame mais a atenção, porém não é o mais frequente.
São muito comuns problemas associados com dores nas mamas, as chamadas mastalgias. Podem ocorrer inflamações, mastites, em uma ou ambas as glândulas mamárias, as quais merecem atenção clínica e até cirúrgica.
O mastologista é responsável por recuperar a autoestima da mulher em todos os sentidos, por isso cirurgias para devolver sua confiança como correções de assimetria, reduções ou aumento mamário também fazem parte de suas atividades.
Além disso, existem aspectos relacionados a sexualidade e que não devem ser esquecidos e podem ser também tratados por um mastologista. Homens podem apresentar um aumento mamário indesejado, ginecomastia ou lipomastia, e que também precisam de tratamento.
Por outro lado, há cirurgias associadas à condições transgênero, ou seja homens que desejam ter suas mamas ou mulheres que desejam retirá-las em busca de seu verdadeiro eu interior.
Por fim, existem as mal formações congênitas, como a Síndrome de Polland, e pacientes que por algum motivo perderam sua ou suas mamas, o que exige do mastologista uma atenção especial, podendo ser responsável por reconstruções mamárias nas suas diversas técnicas possíveis.
Siga-nos nas redes sociais